Após competir contra uma forte lista de finalistas que incluía o OMA, MVRDV, West 8, Grant Associates e Olin Partnership, a equipe composta por MKPL e Turenscape International foi selecionada não para um, mas para dois dos três projetos planejados para o Singapore Rail Corridor – o empreendimento de habitações acessíveis em Choa Chu Kang e a renovação da Tanjong Pagar Railway Station . Saiba mais a seguir.
Renovação da Tanjong Pagar Railway Station
Ao sul do corredor, o que era a Tanjong Pagar Railway Station se tornará uma comunidade de edifícios multi-funcional. Equipamentos como uma galeria, um espaço para pequenos comércios e um parque público para eventos comunitários será incluído. A proposta também inclui uma entrada e uma saída adicionais para a estação Cantonment MRT que ainda será construída.
"A proposta é sensível e condiz com o status da estação de monumento nacional e ícone para nossa história ferroviária", comentou Lawrence Wong, Ministro do Desenvolvimento Nacional.
Empreendimento de Habitações Acessíveis Choa Chu Kang
Dos arquitetos: Ao norte da Tanjong Pagar Railway station, Choa Chu Kang será um empreendimento de habitações acessíveis que honrará herança do corredor ferroviário. Sua identidade única é salvaguardada para a continuidade ecológica ao se criar uma faixa de 50 metros de largura de reserva florestal. Defendendo um "toque leve" e uma "mão invisível", o projeto busca alcançar o delicado equilíbrio entre a paisagem natural e a natureza tornada paisagem.
Um renovado reconhecimento dos benefícios emocionais, funcionais e experimentais da ecologia florestal permite uma abordagem sustentável para o controle passivo do ambiente visando transformar a região em uma espinha verde simbólica e literal em torno da qual novos bairros serão construídos.
O Pang Sua Canal - um canal de drenagem de concreto inacessível de 30 metros de largura que separava o terreno dos bairros adjacentes - será transformado em espaços comunitários vibrantes onde os moradores são incentivados a relaxar e se envolver com a água.
"A proposta premiada para o Choa Chu Kang tem um conceito muito forte e sensível em que os blocos residenciais são posicionados de modo a se relacionarem com a diferença de altura da vegetação que segue a ascendência dos gabaritos", comentou o jurado Raymond Woo em um comunicado de imprensa.
Cada bloco residencial adota uma grelha estrutural modular que otimiza a construtividade. Os núcleos, colunas e vigas estruturais são padronizados e os "módulos de serviço", como a cozinha e os banheiros de cada unidade foram projetados como unidades modulares.
A proposta permaneceu em exibição no Singapore URA Centre Atrium até o dia 28 de novembro. MKPL Architects continuará a trabalhar com o URA para refinar o projeto levando em consideração a opinião do público.
Arquitetos
MKPL Architects, Turenscape InternationalLocalização
Rail Corridor, SingapuraConsultoria
Purcell Asia Pacific Ltd, Culture and Development Consultancy Ltd, KTP Consultants Pte Ltd, DHI Water & Environment (S) Pte Ltd, Arborculture Pte LtdCíritica externa
AZPML, Web StructuresÁrea
16.100m²Ano do projeto
2015Fotografias
Cortesia de Norm Li for MKPL/Turenscape Team, Cortesia de MKPL Architects